Missão e Visão

Missão: Fomentar a produção científica dos diversos setores clínicos do Hospital, criando um ambiente acadêmico na Instituição.

Visão: Projetar o Hospital São Rafael no cenário nacional e internacional, como uma instituição cientificamente produtiva e cuja cultura de pensamento clínico seja embasada no paradigma científico.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Utilização de Imagem Térmica na Avaliação da Perfusão Periférica de Pacientes com Choque Séptico



Nesta sessão científica, o coordenador da clínica médica, Rogério Passos, apresentou sua criativa ideia de utilizar uma câmara térmica para avaliar o estado evolutivo do choque séptico, visto que em pacientes em fase vasodilatada, a temperatura tende a aumentar em certas regiões do corpo. 

Estas câmaras são prioritariamente utilizadas na indústria e Rogério teve o apoio da engenharia clínica na confecção de seu protocolo. Representa mais um estudo de acurácia, sendo discutida nesta sessão a importância de uma clara definição do padrão-ouro para determinar a fase do choque em que o paciente se encontra. Sendo provocado, Rogério definiu que a referência será medidas de débito cardíaco e resistência periférica. Esta foi uma importante definição surgida da discussão. 

Outra discussão foi como o exame seria interpretado: um valor único ou desvio-padrão que mostrasse heterogeneidade térmica na pele do indivíduo? Sendo um estudo pioneiro, exploratório e gerador de  hipótese de acurácia, concluímos que não se faz necessário neste momento a escolha de uma forma primária de avaliação. De forma exploratória, serão avaliados vários tipos de resultados que a câmara fornece. 

Houve tendência a se discutir valor prognóstico do método, o que daria maior valor clínico. Porém optou-se por considerar este o primeiro estudo de uma linha de pesquisa. A evolução ser dará com estudos em sequência. O foco inicial será no mais simples, o que aumenta a chance de sucesso. 

Este é exemplo de trabalho sobre inovação tecnológica, representada pela originalidade de uma ideia em utilizar uma câmara térmica para inferir a respeito de perfusão em pacientes sépticos. Inovação e tecnologia aplicada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário